Segunda, 08 de Julho de 2024 13:19
Internacional NOTÍCIAS

TSUNAMI? Mar recua em praia de Cancún e assusta moradores do litoral. Veja o vídeo

A cena gerou preocupação entre os moradores do litoral, principalmente porque o fenômeno geralmente ocorre antes de um tsunami

26/05/2024 07h28 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
FOTO/REPRODUÇÃO
FOTO/REPRODUÇÃO

Moradores de Cancún, no México, relataram que a água recuou de forma drástica em uma das praias, na noite de quinta-feira (23).

Usuários das redes sociais compartilharam alguns vídeos em que no dia 23 de maio foi supostamente registrado um nível muito baixo no mar de Cancún, o que gerou preocupação porque apenas areia e pouquíssima água eram visíveis. 

Imediatamente, os internautas começaram a perguntar se deveriam se preocupar com o fenômeno que supostamente foi observado na costa de Cancún. "Aviso de tsunami?", perguntaram. Porém, alguns outros apontaram que as imagens correspondem à lagoa Chairel, que fica em Tampico, Tamaulipas e até no Brasil. A seguir explicaremos o que aconteceu e se há algum risco.

O que é maré baixa?

Serviço de Marés da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) indica que “quando a maré baixa , nota-se que as ondas recuam em direção ao mar e que a porção da praia inundada pelas ondas diminui sensivelmente”. foi o que aconteceu emCancún no dia 23 de maio.

Porém, detalha que há costas onde a amplitude máxima da maré é de vários metros, como em San Felipe, BC, e outras onde a amplitude máxima é reduzida a centímetros, como em Cozumel, portanto este nível é variável. Até o momento, a Coordenação Estadual de Proteção Civil de Quintana Roo não confirmou que tenha sido registrada maré baixa em seu litoral e muito menos risco maior para a proteção.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mais lidas