Sábado, 28 de Setembro de 2024 17:29
Amazonas MANAUS

Conhecida como 'Paris dos Trópicos', Manaus tem ligação histórica com capital francesa que sedia Olimpíadas em 2024

Influências da cidade francesa fazem parte da história da capital amazonense e podem ser vistas até hoje em locais como o Teatro Amazonas.

26/07/2024 08h29 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: G1
Conhecida como 'Paris dos Trópicos', Manaus tem ligação histórica com capital francesa que sedia Olimpíadas em 2024

"Paris dos Trópicos". É assim que a cidade de Manaus, capital do Amazonas, passou a ser conhecida há muitos anos, no período áureo do Ciclo da Borracha, no fim do século 19. A cidade francesa que sedia os jogos Olímpicos de 2024 teve uma influência histórica sobre a capital amazonense tanto no estilo de vida, quanto nas construções históricas da cidade que chamam a atenção até os dias de hoje. Assista ao vídeo acima.

 

Nesta sexta-feira (26), Paris atrai olhares do mundo inteiro na abertura das Olimpíadas em 2024. Manaus, que carrega o apelido de "Paris dos Trópicos" também já recebeu jogos nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

 

Na ocasião, a capital amazonense teve partidas de futebol, nas modalidades masculino e feminino, na Arena da Amazônia, principal estádio da cidade.

 

Influência histórica de Paris

Ao g1, o condutor cultural do Teatro Amazonas, Samir Torres, contou que no fim de 1919, a França, em especial a cidade de Paris, foi uma referência muito grande a ponto de influenciar a cultura e ditar tendências no mundo inteiro.

A Influência chegou até os lugares mais distantes, incluindo Manaus. Naquela época, a capital do Amazonas vivia o período áureo da borracha e enriqueceu com a produção e venda do insumo para o mundo. A cidade recebia investimentos do mercado internacional, bem como passou a receber muitos europeus que contribuíram com as construções históricas.

 

Mas as referências a Paris no Teatro Amazonas vão além da questão cultural e de vivência da população da época. Quem faz uma visita guiada ao local se impressiona com a beleza do salão de espetáculos. Ao olhar para o teto, é possível ver uma pintura de Crispim do Amaral que representa a base da Torre Eiffel vista de baixo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio