Política AGRONEGÓCIO
A ação rápida da oposição pode fazer da 'MP do arroz' uma das maiores derrotas de Lula.
Como já era esperado, o processo de importação começou com uma série de suspeitas de irregularidades e valores bilionários
10/06/2024 21h29
Por: Redação
Reprodução / FPA

Quando o ex-sindicalista Lula insistiu em publicar uma Medida Provisória para a importação de um milhão de toneladas de arroz estrangeiro, ele acreditava estar enfrentando os produtores e as entidades, ignorando a realidade e tentando se colocar como 'salvador da pátria'.

Como já era esperado, o processo de importação começou com uma série de suspeitas de irregularidades e valores bilionários, transformando-se em caso de polícia e objeto de uma futura CPI no Congresso Nacional.

Mas o que Lula não esperava era que a bancada de oposição, liderada pela Frente da Agropecuária, acolhesse a MP, inclusive aceitando aprová-la para que se torne lei.

Vitória do petista? Claro que não, pois a estratégia da oposição inclui uma série de mudanças e emendas na MP, beneficiando principalmente o produtor nacional.

Na proposta que está por vir e que deve ser aprovada rapidamente, o arroz importado será apenas um 'gancho', e a bomba que o governo terá que desarmar será mais uma tremenda dor de cabeça para a equipe econômica.