Polícia DIREITO E JUSTIÇA
Agentes da Polícia Federal enfrentaram situações de constrangimento e desconforto.
Que situação deprimente
10/06/2024 20h35
Por: Redação
FOTO/REPRODUÇÃO

A última fase da operação Lesa Pátria resultou na prisão de diversos manifestantes do 8 de janeiro. Durante essa ação, agentes da Polícia Federal expressaram desconforto ao terem que prender pessoas idosas e doentes. Advogados presentes nas diligências em 18 estados e no Distrito Federal compartilharam a mesma percepção, destacando o constrangimento e a incredulidade dos policiais ao executarem as prisões. Segundo relatos, alguns dos detidos receberam tratamento respeitoso, inclusive com tempo para gravar despedidas. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, expediu mais de 200 mandados de prisão como forma de evitar possíveis fugas dos manifestantes.

“São nítidos o constrangimento e a incredulidade dos policiais com quem tive contato, por terem de prender gente assim”, disse uma fonte, mencionando que um dos alvos da operação foi tratado com “urbanidade”.

Outros detidos também receberam tratamento respeitoso dos agentes, com tempo até para gravar despedidas, segundo relatos feitos à reportagem.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, expediu mais de 200 mandados de prisão na última semana. Todos os alvos estavam envolvidos no 8 de janeiro.

De acordo com um advogado, Moraes determinou as prisões para evitar possíveis fugas dos manifestantes.